Agrupamento de Escolas da Trafaria

Extra-Curricular :: Clube de Teatro

Clube de Expressão Dramática e de Teatro Criativo e Social
Formação do Grupo ETC

Apresentação de fotos exemplificativas em PowerPoint

ETC, é o nome artístico do grupo de alunos do Clube de Expressão Dramática e de Teatro Criativo e Social da nossa Escola.

Por uma união de esforços e de vontades, o Mini-ginásio transformado em Espaço Mágico, toma a configuração artística, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos, abrindo o seu imaginário simbólico e criativo na apropriação do valor pedagógico da expressão dramática e do teatro.

Grupo ETCAs actividades teatrais pressupõem sempre a fase inicial de expressão dramática onde se insere uma intenção de comunicação, de interpretação de sentimentos e de sentidos, onde a construção começa na conexão do nosso mundo interior e do mundo que nos rodeia.

Os ensaios iniciam-se sempre com aquecimento, técnicas de relaxamento/concentração, colocação de voz, risoterapia, jogos de confiança e de silêncio, para equilíbrio físico e emocional dos alunos. São também importantes para o seu trabalho individual, de pares e grupal, a representação do movimento, do som, da imagem e da acção, fazendo parte da prática dramática e teatral.

A imaginação aliada ao desenvolvimento da criatividade dos alunos, tem-se desenvolvido a partir de uma metodologia de suporte científico na área da integração da educação pelas artes, tornando a educAcção participativa e criativa. Partindo da técnica TI (Turbilhão de Ideais) de David de Prado e do Teatro Social de Augusto Boal, criam-se desafios que promovem a criatividade na resolução de problemas, como a técnica do sim, mas… entre “oprimido e opressor”, contribuindo para um sentimento de auto-estima e de realização nos alunos, assumindo uma tomada de consciência de respeito e de aceitação.

Os alunos ao conhecerem as regras ou convenções da linguagem expressiva, apropriam-se de sentimentos de paz, consolidando melhor o conhecimento de si e dos outros, uma vez que há sempre um grupo de alunos que se coloca “no lugar do outro”, no lugar do espectador, permutando entre espectadores e intérpretes (actores), negociando, declamando, interpretando papéis sociais, pessoais, ou “familiares” sempre em espírito de equipa e com fundo musical, processo que facilita contextos favoráveis para falar e ouvir (dialogar) que é crucial no trabalho teatral.

Ainda, o grupo ETC, na discussão das suas ideias, desenvolve capacidades de argumentação e de julgamento crítico de situações e comportamentos, estruturando a sua cidadania.

No final de cada ensaio/sessão, fazemos sempre uma reflexão sobre o trabalho realizado, damos (em círculo) o abraço teatral performativo, dizendo em uníssono a frase um por todos e todos por um!

Este Clube entrelaça os valores éticos com os estéticos, fazendo uma fusão EstÉtica abrangente nas dimensões sócio-afectivas, integradoras e estéticas da pessoa, tomando consciência das potencialidades da linguagem verbal e não-verbal e de multilinguagens expressivas reforçadas por laços intergeracionais com alunos da disciplina de Teatro Criativo da Universidade Sénior de Almada.

Agradecemos o constante apoio e espírito de equipa do professor João Rodrigues, de Música, que nos ajuda nas construções dramáticas e musicais, na foto e videofilmagem, e na parceria da peça final que pretendemos apresentar a toda a comunidade escolar e extra-escolar, que em breve noticiaremos…

Agradecemos o apoio e interesse da Câmara Municipal de Almada em acolher o nosso projecto.

Fazemos votos de boa recuperação da saúde do Senhor Rogério!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: