Agrupamento de Escolas da Trafaria

Comunicado aos Alunos e Encarregados de Educação – Ensino à Distância (E@D)

O Agrupamento de Escolas da Trafaria definiu um Plano de Ensino à Distância (E@D) dinâmico e flexível, procurando permanentemente encontrar as melhores respostas às características da nossa comunidade escolar, quer ao nível tecnológico, quer das suas competências digitais.

Esse plano E@D tem como intenções chegar a todas as crianças e a todos os alunos, bem como a boa prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.

O 2º semestre recomeçará a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas antes da pausa da Páscoa. As aulas terão lugar em regime não-presencial, ou à distância, até ao final do ano letivo.

Não serão realizadas as provas de aferição, nem os exames do 9º ano.

Haverá avaliação do 2º semestre, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 2º semestre).

Neste tempo de E@D os Diretores de Turma desempenharão uma função central ao nível da articulação entre professores e alunos e garantirão o contacto com os pais/encarregados de educação.

Os horários dos alunos no E@D encontram-se disponíveis na Plataforma Interdisciplinar Trafaria Mais (www.trafariamais.pt).

O E@D irá desenvolver-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas, usando os meios tecnológicos que melhor se adequem aos recursos dos alunos, sem os inundar com múltiplas soluções de comunicação.

Todos os recursos e tarefas propostas aos alunos serão colocadas na nossa Plataforma Interdisciplinar Trafaria Mais ( https://trafariamais.pt ).

Os recursos educativos que irão ser transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória não substituem a intervenção dos professores. São apenas um recurso a incluir nas medidas previstas no Plano de Ensino à Distância, constituindo-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Esses recursos são um complemento e um recurso de apoio primeiramente para que os alunos sem conectividade e/ou equipamento (ainda que pontualmente) possam beneficiar das aprendizagens aí disponibilizadas, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes. Não são, pois, uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico.

A cada aluno que recebe conteúdos exclusivamente pela televisão será atribuído um professor mentor, responsável pelo estabelecimento de contacto, individualmente e em parceria com outras entidades da comunidade. Este contacto visa o acompanhamento das tarefas em curso, a verificação de que os alunos estão a assistir às emissões e que desenvolvem outras atividades propostas pela escola.

A psicóloga e os professores que apoiavam os alunos no apoio tutorial específico e educação especial mobilizarão os recursos disponíveis para continuar a prestar esses apoios.

O Educador Social continuará, à distância, a prestar o apoio possível às famílias dos nossos alunos, tendo em conta as limitações impostas pelo atual isolamento social.

Na Plataforma Interdisciplinar Trafaria Mais temos também um espaço destinado à Biblioteca Virtual do Agrupamento.

Os professores titulares e diretores de turma assegurarão um contacto regular com os alunos pelos meio disponíveis, acompanhando o seu bem-estar e o desenvolvimento das suas aprendizagens, em interação com os outros professores do aluno.

O Departamento de educação pré-escolar dará continuidade ao trabalho E@D, realizado até à presente data, apesar de não se integrar no ensino obrigatório. Desta forma, irá realizar uma planificação semanal com atividades que serão incluídas na Plataforma Trafaria Mais ( www.trafariamais.pt ). Delas constarão propostas de atividades de acordo com as “Orientações para as famílias dos alunos” emitidas pela DGE, apoiando as crianças do pré-escolar no desenvolvimento de todas as suas potencialidades: intelectuais, físicas, emocionais e criativas.

Para qualquer esclarecimento ou dúvida deverão contactar os professores titulares de turma/diretores de turma através do endereço de correio eletrónico que se encontra junto ao horário E@D de cada Turma na Plataforma Trafaria Mais. Caso não disponham de meios eletrónicos, poderão contactar a escola telefonicamente (212918220), entre as 10.30h e as 15h.

O Diretor do Agrupamento de Escolas da Trafaria,

Sandro Batista Gonçalves

Clique aqui para fazer download do comunicado.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: